Ultimas

Dias is That Damn Good #192 – "A Comunidade de Wrestling Online Nacional"

Boas Pessoal!



Sejam bem vindos a mais um "Dias is That Damn Good", o espaço com mais história na nossa CWO ;)

A Comunidade de Wrestling Online (CWO) nacional é o espaço mais dinâmico, participado e produtor de conteúdos afectos ao pro wrestling no nosso país. Este é um espaço aberto à participação de todos, uma plataforma de eleição para os fãs e adeptos da modalidade portugueses, onde podem comentar, discutir e debater os mais variados assuntos e temas, encontrar artigos e reflexões acerca dos mais diversos fenómenos relacionados com a indústria e visualizar os seus múltiplos videos de programas, shows, ppvs e dvds. A CWO nacional é o nosso espaço, o local onde partilhamos informação e conhecimentos e onde vamos beber o saber de todos os que nela participam.

Disto isto, importa, contudo, compreender a evolução registada pela nossa CWO. Importa perceber de onde vimos, que caminhos traçámos e onde nos encontramos actualmente. Importa saber qual o papel que a CWO desempenhou na disseminação da modalidade no nosso país e qual o relevo da sua função nos dias que correm. Importa, ainda, descortinar qual a sua verdadeira função e verificar se ela tem correspondido a todo o potencial que se lhe reconhece. Importa, por último, reflectir sobre o papel desempenhado por todos os actores que dela participam, sejam eles blogues, escritores e produtores de conteúdos, seguidores que comentam e participam de discussões ou meros visitantes.

Neste sentido, é uma análise à nossa CWO que vos proponho fazer ao longo do presente texto. Não percam, por isso, as próximas linhas...



Devo confessar que apesar de assistir aos programas da WWE (e durante alguns anos aos da WCW) desde tenra idade, só descobri a nossa CWO por volta do ano 2006. À época, acabado de entrar na universidade, já levava uns bons anos enquanto fã e seguidor da modalidade, assim como de visitante e seguidor assíduo de alguns dirt sheets internacionais (especialmente os de maior renome). Contudo, não tinha qualquer conhecimento da existência de um espaço nacional onde os adeptos portugueses partilhavam as suas mais variadas considerações e publicavam os mais diversos conteúdos multimédia. Vivia-se, talvez, o período em solo nacional durante o qual o pro wrestling gozou de maior visibilidade e número de seguidores pois, passados largos anos (desde as transmissões na RTP1), a SIC Radical tinha começado a transmitir os RAWs e SmackDowns, da mesma forma que na Eurosport passava o TNA iMPACT. Quando descobri a CWO nacional, deparei-me com 4 grandes blogues (Galáxia Wrestling, Wrestling Notícias, XBooker e, ainda, o blogue do Salvador, futuro membro do projecto Wrestling Portugal) e um outro (Wrestling Fever) que tinha acabado de ser criado, estando, por essa razão, a dar os seus primeiros passos. No Galáxia Wrestling (à data o mais popular) escreviam bloggers como o Marcão e o Talionis (que impressionavam, acima de tudo, pelo conhecimento demonstrado e pela qualidade das reflexões que publicavam) e onde uma blogger com apelido Rute publicava os videos de todos os programas, ppvs e dvds afectos à modalidade. E neste ponto, queria abrir um parêntese para realçar e reforçar a importância que a Rute teve na nossa CWO, pois durante alguns anos os videos que ela religiosamente carregava e publicava foram o conteúdo mais escasso e mais procurado pela comunidade de wrestling online, inclusive, a nível internacional. Num outro blogue, o Wrestling Notícias, eram os nomes de Gandhy (seu administrador à época), Deadman e Wolve (actual administrador do blogue) que mais se destacavam. No mesmo sentido, devo realçar os papéis de Pedro "Axe" Machado enquanto administrador do XBooker e de Fundertaker enquanto seu redactor vocacionado para o "mundo" do puroresu. Por último, na plataforma sapo, tinhamos o blogue do Salvador que contava com muitos seguidores e visitantes.

Ora, foi neste contexto que decidi, também, participar da nossa CWO e contribuir com aquilo que lhe poderia emprestar. Nesse sentido, já em 2007, criei um blogue chamado Wrestling Spam e após alguns meses fui convidado a integrar o XBooker (blogue do qual, tempos mais tarde, me tornaria administrador). Como já havia referido, o ambiente em redor da modalidade no nosso país, nesta altura, era bastante entusiástico, sendo muitos os fãs (desde crianças a adolescentes, passando por outros já mais maduros) que procuravam comentar, dar a sua opinião, debater e discutir, escrever e publicar os seus textos e reflexões, etc. Vivia-se um ambiente bastante saudável e propício ao aparecimento e criação de diversos blogues...os redactores e membros/administradores de cada um procuravam inovador e ser criativos no sentido de apresentar os conteúdos mais variados e interessantes possíveis, tentavam escalpelizar a indústria ao máximo e dissiminá-la o mais possível, apresentavam multiplos top's, entrevistas, jogos, textos, biografias, etc. Era uma época de criação, de inovação, de originalidade e de profundo empenho por parte daqueles que participavam activamente na nossa CWO (chegaram a abrir-se concursos de cronistas, votações para premiar os melhores blogues, cronistas e biografos, etc). E este esforço não era em vão, os inúmeros seguidores e visitantes respeitavam-o e premiavam-o com os seus comentários (sempre críticos, quer no bom, quer no mau sentido), com as suas visitas ao blogue e a própria divulgação do mesmo. É um facto que nem tudo era um mar de rosas...havia certamente conteúdos menos bons e anónimos que demonstravam ódios de estimação por alguns jovens bloggers ainda "verdes", da mesma forma que outros criavam algumas intrigas e brigas idiotas (e aqui reconheço, talvez por falta de maturidade, deixando-me levar, acabei por tomar parte de um ou outro episódio perfeitamente escusado)...mas, a maior dificuldade que se encontrava estava precisamente naquilo que a constante evolução da tecnologia e das redes sociais hoje facilitam tremendamente...o acesso aos conteúdos multimédia. Na altura, recordo-me, não era nada fácil assistir a um RAW, SmackDown ou PPV por stream (elas estavam sempre a ir a baixo ou a parar), tinhamos de esperar longos períodos até que alguém conseguisse fazer download dos shows e depois os carregasse no sapo (porque consumia menos tráfego), enfim, um sem número de condicionalismos e limitações com as quais, quem começou a participar de à pouco tempo para cá na CWO, não teve, nem tem de lidar.




No entanto, e como não poderia deixar de ser, o esmorecimento do clima de euforia que se vivia em redor do pro wrestling, o esfriamento e desencanto de alguns fãs e seguidores, a própria estagnação e algum desinteresse do produto apresentado pela WWE e TNA, entre muitos outros factores, reflectiram-se negativamente na CWO Nacional. Consequentemente, muitos dos cronistas que dinamizavam a blogosfera foram abandonando, os blogues deixavam de produzir conteúdos e foram fechando ou fundindo-se no sentido de sobreviver, os visitantes e seguidores diminuíram consideralvelmente, assim como os comentários e a participação em debates e discussões...desenvolvimentos que tiveram como resultado final a sobrevivência de, apenas, dois das dezenas de blogues que há época se encontravam em actividade, o Wrestling Notícias e o Wrestling PT (resultante das fusões do Galáxia Wrestling, Wrestling Fever, Universo Wrestling e do blogue do Salvador). O próprio XBooker (do qual, recordo, era administrador) fundiu-se com o Wrestling Notícias e eu, por diversas ocasiões, vejo-me obrigado a ausentar-se e a deixar de poder dar o meu contributo pela falta de tempo livre que as novas obrigações e responsabilidades que o mercado de trabalho e a vida pós-universitária me exigem (como eu, muitos outros devem ter-se deparado com as mesmas limitações). Por consequência, também a nossa CWO estagnou e é um facto que nada do que hoje nos é apresentado como conteúdo diverge daquilo que já era feito por volta de 2007/2008. O fim de uma competição saudável entre blogues tem destes efeitos, deixou de haver aquele esforço por aumentar as visitas, deixou de haver uma verdadeira preocupação em diferenciar os conteúdos e inovar, deixaram de se publicar espaços e colunas originais que facilmente distinguiam uns blogues dos outros, etc. E toda esta situação, todo este contexto, acaba, evidentemente, por se reflectir, também, na forma mais fria, afastada e desinteressada com que os visitantes e seguidores destes mesmos blogues se manifestam e/ou participam dos mesmos. Deixem-me esclarecer, contudo, que isto não é uma crítica aos administradores (que claramente dão o seu melhor e muito fazem com os recursos que estão à sua disposição), é antes a constatação de factos, da realidade e de um contexto onde, apesar de termos à nossa disposição os melhores meios alguma vez existentes, nos faltam pessoas genuinamente interessadas em participar e ter voz na CWO.


É, então, acima de tudo, por essa razão que vos escrevo, é por causa desta situação que escolhi a CWO Nacional como tema central da reflexão que agora vos apresento. E é por considerar este assunto importante que sinto o dever de o abordar. Neste sentido, deixem-me que vos desafie enquanto seguidores e visitantes dos mais diversos blogues e da nossa CWO a ser mais interventivos, a participar mais, a tomar parte de discussões e de debates, a ler mais e fazer mais comentários, a ser mais críticos...desafio-vos a procurar, também, expor os vossos textos e reflexões, a dar a vossa opinião sobre aquilo que mais gostam e/ou mais irrita no pro wrestling, a colocar as vossas questões e a fazer a vossas sugestões...a criarem, se for necessário, os vossos próprios blogues ou plataformas que vos permitam ter uma voz mais activa na CWO nacional. Desafio-vos a ser criativos, originais, inovadores e a ajudarem a nossa comunidade a recuperar a dinamização e excitação com que vivia outrora. Mas, se o fizerem, quando o fizerem, não o façam por obrigação...façam-o quando tiveram algo novo e interessante para apresentar, façam-o com prazer e entusiasmo, façam-o enquanto fãs que compreensivelmente têm uma visão muito própria e, por isso, diferente dos demais. Mas façam-o.


E vocês, o que pensam da CWO Nacional?! Estão dispostos a ser mais interventivos e a aumentar a vossa participação?! Querem ou não ter voz na nossa CWO?! Vão ou não responder ao desafio que vos lancei?!


Um Abraço,
Dias Ferreira


PS: Não se esqueçam de indicar temas e assuntos que gostariam de me ver abordar!


Com tecnologia do Blogger.