Ultimas

Slobber Knocker #116: Good Idea, Bad Idea (Edição II)


Dou-vos as boas-vindas a mais uma edição do Slobber Knocker. Se reconhecem este título, é porque já são leitores deste espacinho há bastante tempo e acompanham-no desde os seus primórdios. Se reconhecem o título mas lêem isto há pouco tempo, é porque são fãs dos Animaniacs e, perante isso, saúdo-vos. Se não reconhecem nada aqui, então lá tenho eu que partir para a explicação....

"Good Idea, Bad Idea" era o nome de um segmento humorístico na série de animação "Animaniacs", que gozava com vinhetas de formato educativo, apresentando um acto que se considere uma boa ideia e, em seguida, um acto surreal e cómico que se pudesse considerar uma má ideia. Tirando a parte mais humorística da coisa, peguei no conceito para apontar alguns defeitos em situações que acontecem no nosso wrestling em situações que até seriam boa ideia no papel mas que tiveram uma pobre execução.

Resgato esse formato e apresento-o já, sem adiantar muito mais. O esquema é fácil de se acompanhar logo não precisa de mais explicações.


Good Idea: Trazer novos talentos para refrescar o plantel. Já todos pudemos perceber o quão bom é o NXT. Não são poucos os que afirmam que até é o melhor programa que a WWE apresenta semanalmente. E é suposto serem os "rookies", os que ainda estão a aprender e a adaptar-se, em desenvolvimento. Lá vemos talentos enormes e personagens carismáticas que gostaríamos imenso de ver em TV, no main roster. Ultimamente temos visto algumas promoções como é o caso de Paige, Adam Rose, Rusev ou Bo Dallas. Já vimos a competir no Raw, malta da boa como Adrian Neville, Sami Zayn e Tyler Breeze que, ainda não tendo sido promovidos, já mostraram o quão bem ficariam ali com um espacinho jeitoso no meio das 3 horas. Um plantel tem que ser sempre renovado e deve sempre olhar-se para o futuro e sabemos que não se podem sempre basear nos mesmos. Alguns até já os estão a esticar bastante. Logo qualquer subida é bem-vinda e a WWE precisa, e parece ir atrás de, um plantel com sangue novo, jovem e fresco.

Bad Idea: Executar mal as suas estreias, dar-lhes histórias pobres e deixá-los perder relevância. Olhem para os nomes listados acima e já percebem. E nem quis incluir um Xavier Woods, por exemplo. Os Shield e os Wyatts já têm mais tempo e sempre são um exemplo de algo bem feito. Muito bem feito até, para as asneiras que a companhia tende a fazer. Quanto a Paige, parece já ter caído nas boas graças da malta que trabalha lá atrás e já tem o seu talento em ringue a ser recompensado, e já participa na mais interessante história envolvendo Divas - melhor que as Bellas ou algo do Total Divas? Não pode! Bo Dallas já não foi bem assim. Parece ter encontrado lugar numa feud com Jack Swagger, que para mim até tem o seu interesse, mas não sei se terá o que chegue para cativar o público totalmente. Introduziram-no, mostraram que ele tem a sua piada e pode ser uma boa personagem cómica, mas apenas o fizeram dizer sempre a mesma coisa e ganhar combates da mesma forma. Depois claro que se desinteressam. Rusev está a correr bem mas eventualmente também precisará de andar noutras águas para se manter interessante. O pior caso será o de Adam Rose que, para uma personagem tão eufórica, ficou muito morto. O público também o adorava no NXT e ainda gosta de ir cantando o seu tema de entrada, mas não está tão over e, apesar de invicto, ainda não fez nada notável. E eu que era fã do Leo Kruger, por acaso também fiquei bastante fã de Adam Rose - Kruger não ia dar tão bem no main roster pelas semelhanças a Bray Wyatt. Só se se juntasse a ele. Acabou por ser um caso de alguém que também acrescentou pouco ou nada a cada aparição sua, sendo pouco mais que o tipo que anda com uma data de tolos atrás, gosta de chupa-chupas esquisitos e chama limões às pessoas. Isto até nem é pouco, mas pede-se-lhe um pouco mais de rumo e propósito. Portanto, se é para trazer pessoal novo, tudo bem, é o que faz bem e é preciso. Mas trabalhem-nos, não os atirem lá para o meio e esperem que se faça um milagre.


Good Idea: Colocar Bray Wyatt e Chris Jericho em feud. É algo que soa muito bem no papel e vê-se pela recepção do público, na altura do regresso de Jericho e com a reacção ao ataque imediato do trio de malucos, que foi algo muito bem recebido. Os dois sabem bem o que fazer ao microfone e podiam proporcionar-nos algumas promos incríveis. São duas eras diferentes em colisão, mas dois grandes talentos favoritos dessas eras e que sabíamos que podiam dar em grandes combates, porque não ficariam por apenas um. E, sabendo qual o propósito actual de Chris Jericho no plantel, fica o entusiasmo de sabermos que será mais um forte adversário que Bray Wyatt juntará à sua invejável lista de derrotados. Tinha tudo para ser um dos momentos memoráveis do ano.

Bad Idea: Dar-lhes pouco propósito para rivalizar numa feud desorganizada. Tinha tudo para ser um dos momentos memoráveis do ano, mas não teve uma execução assim tão boa como se esperava. Os combates foram bons, sim, disso não haja dúvida, dou as minhas especiais preces ao recente combate de jaula que decorreu no Monday Night Raw. Bray Wyatt saiu por cima num confortável 2-1, numa altura em que a sua dupla seguidora anda a perder ímpeto e momentum enquanto soma demasiadas derrotas. Mas a história parece ter sido apressada e nunca chegou a cativar como devia. Nem deu para perceber bem a razão, ficando assim apenas uma ideia vaga de "salvador que não é salvador porque não está cá quando precisam dele" ou algo assim. Parecia mais a dizer "como sabem que ia ficar giro algo entre estes dois, peguem lá." O que mais se destacou foi mesmo o ataque inicial que deu início à feud e a promo na entrevista por Michael Cole, antes do SummerSlam. Essa aí foi impecável. Mas faltou fogo, bons segmentos e até algum sentido -se Jericho derrotou Wyatt a primeira vez, com a Wyatt Family lá fora, para que é que estava tão preocupado em bani-los para o segundo combate? Eles nunca lhe custaram nada. E ficou-se por uma feud OK pelos combates. O que podia ter sido melhor para colocar estes dois Superstars frente a frente?


Good Idea: Dar destaque a EC3, dando-lhe sólidas vitórias sobre veteranos. Ethan Carter III não é um caso de um ex-WWE ao qual a TNA se agarrou logo e lhe deu destaque para dizer que o utilizaram mais. O antigo Derrick Bateman é mesmo um caso de desperdício por parte da WWE, que a TNA soube aproveitar e bem. Olhando para os seus combates, as suas promos, os seus segmentos e histórias, e a sua posição no card, só podemos imaginar o que é que ele podia ser mas não foi. E que, noutro sítio, está a ser. Pode ser visto como uma espécie de "Legends Killer" moderno, olhando aos adversários que derrubou. Nomes nada modestos como Sting, Kurt Angle ou Bully Ray, que permitiram que o jovem desse a alcunha de "Hardcore American Icon" a si mesmo. Tem saído bem por cima e tem ficado over e mostrado que consegue ser um Heel em condições, em vez de apenas um tipo a fazer que é parente da Dixie Carter para ter a mania, como se esperava que fosse. Uma personagem bastante desenvolvida e as vitórias que soma são as de formar uma estrela. Não desperdicem todo esse trabalho e não deixem cair este EC3.

Bad Idea: Encher realmente o roster de veteranos. Não que estejam a enchê-lo de tipos já a metade da sua forma física para que EC3 possa derrotá-los a todos, mas na storyline envolvendo-o a ele, juntou-se ali um bom aglomerado deles. E assim, a TNA, que parece estar a ascender de novo para uma fase em que apresenta um produto bastante sólido e de qualidade elevada, ainda se sujeita a sofrer com o problema que já os tramou tantas vezes: basear-se no passado. Antes era visto como o "fundo de desemprego" dos ex-WWE e agora tem vindo a criar os seus próprios talentos, mais uma vez, como o fizera inicialmente. Olhando para os veteranos, vemos que é apenas o prolongamento de um problema que não pertence a esta companhia e até se vê muito em independentes: a negação em largar a ECW e o seu passado. Percebemos que deixou um legado gigantesco, mas não chega assim? Um bom legado? Têm que estragá-lo com constantes "revivals" com os atletas em deteriorização física, shows de reunião - é aí que entram as independentes e os seus fiascos - ou qualquer referência. Já a própria WWE tentou reviver o legado apenas para criar a sua brand de desenvolvimento - que em si, até era boa, só pecava pelo nome. No entanto, apesar de ser um "Bad Idea", não tenho aqui o dedo apontado à TNA em acusação mas um pouco mais em aviso - sim, eu a avisá-los, lá qual seja o sentido que isso faça. Eles ainda não abusaram com esta história, resgataram os Team 3D, que estão em boa forma e serve para fazer referência à sua introdução no TNA Hall of Fame. Rhino pode já não ter toda a velocidade que outrora teve mas safa-se bem. Tommy Dreamer é que já é apenas um terço ou um quarto do que já foi, mas não me deu impressão de o elevarem até ao céu, nem lhe deram o uso e destaque que fizeram em 2010/11. Por aqui, ainda está bem, apenas convém que não tomem o gosto e comecem sempre a descer. Talvez no momento em que apareça o Sandman, já se sabe que ficou mau.

Nota: O Rycklon e o Snitsky já foram de vez? Foi só aquilo? Não é que o Rycklon me interesse muito, mas o Snitsky...


Good Idea: Aproveitar os dotes de representação de Dean Ambrose. Dos melhores que lá estão, só em postura. Felizmente completa-o com dotes acima da média em ringue e capacidade de dar combates bastante entusiasmantes. As suas promos são únicas e carregam uma marca muito sua, algo que já chama a atenção para o seu lado desde que andava na FCW, desde que era o Jon Moxley na CZW. O tipo de Face que andavam a precisar, que não precisa de andar a apertar mãos e a beijar bebés para ser interessante, apenas dá gosto vê-lo. Porque é dos melhores actores lá dentro, na sua boa maneira psicótica.

Bad Idea: Fazer isso retirando-o de TV. Que levante a mão quem tem saudades dele. Tudo bem que queiram aproveitá-lo para um filme, mesmo que o cinema da WWE normalmente seja de qualidade duvidosa e se ele aceitou a proposta é porque gostava de o fazer e assim o quis. Talvez um dos "indy darlings" não pareça a primeira escolha e aposta para o cast de um filme da WWE. Mas tendo em conta que é Dean Ambrose, compreende-se, apenas espero que os seus dotes sejam bem explorados lá. O problema disso tudo é que para ele entrar num filme, ele tem que gravá-lo. E para o gravar tem que tirar tempo para isso e para tal não tem tempo para aparecer em TV a brindar-nos o Raw e o Smackdown. E, por acaso, ele faz falta para caramba. Com certeza o Face mais "quente" actualmente, a julgar pelas reacções do público e até pelas minhas. Era aquele que mais queríamos ver. E por estas semanas e mais algumas, não o vemos. É certo que foi retirado de uma boa maneira e deixa a abertura para uma boa história com o seu regresso. Mas até lá, quantos de vós é que ainda não gritaram e choraram "Volta, Ambrose!" durante um segmento das Bellas?


Good Idea: Um squash sobre John Cena para o abalar e mudar-lhe a abordagem. Admito, já o admiti aliás, que não fui tão fã do combate do SummerSlam, apesar de ter gostado do seu início. Deixei que crescesse a aceitação, tendo em conta o que viria a seguir. O efeito choque passa mais depressa do que a reacção de Cena perante tal carga de lenha e alguma coisa ele tem que fazer para virar a sua situação. Lá está, tem que mudar a sua abordagem, tem que intensificar-se e soltar um animal mais selvagem que exista dentro dele. É Brock Lesnar o seu adversário e fê-lo parecer um boneco no SummerSlam. Talvez ele precise mais disto do que de uma tal "Heel Turn". Pode cheirar a mudança e Cena nem precisa de virar as costas aos seus fãs.

Bad Idea: Manter o Cena exactamente igual ou mais Cena ainda. Tanta coisa para isso. Para já, acho que devia ter havido mais tempo de ausência por parte de Cena. Podia ter-se dado logo o desafio para o rematch imediato no Night of Champions e da mesma forma, anúncio não feito por ele. Cena devia vender mais o quão abalado ficara com tal sova. E quando regressasse... Vinha com poucas palavras e ainda menos sorrisos. Seria um Cena com um objectivo. Não estaria a virar as costas aos fãs, apenas estaria a mudar um pouco a sua abordagem e a sua estratégia para compensar precisamente um desgosto que tinha dado aos seus fãs. As suas poucas palavras podiam ser para explicar isto mesmo e até podia evitar algumas frases como "I'm not just going to beat Brock Lesnar, I'm going to beat Brock Lesnar's ass", que simplesmente não soa nada bem. Quando chegasse ao Night of Champions, Lesnar teria a surpresa da sua vida, ao levar com um Cena animalesco que até o faria retroceder atrapalhado pelo menos uma vez. O resto fica para Paul Heyman e os seus sells faciais, mais uma das muitas coisas em que ele é estupendo. Não ia ganhar mas já ia parecer mais forte. Algo mais que apenas "Não desistir." Algo mais que "Não posso fazer coisas más, porque é feio, logo vou fartar-me de levar porrada e simplesmente não desistir e levantar-me sempre" e a passar para o "Tenho que dar uns valentes selos também. Pelos meus fãs!" O mais certo era que voltava ao normal após este capítulo concluído, mas pelo menos tinha isto para esta altura. Mas não optaram por isso e mostraram que Cena está motivado porque... Está mais Cena ainda. E não desiste. O que se pode traduzir para "Vou levar mais e vou gostar" É possível que no Night of Champions, ele revele algo mais e mais animalesco, mas para já, não fizeram muito para o vender.


Good Idea: Dar mais destaque às Divas. Sempre fui um forte defensor da divisão feminina e quem me acompanha desde sempre sabe-o bem. E, felizmente, os dias em que as Divas eram inseridas em TV por obrigação em combates de 30 segundos ou menos, já lá vão e elas já importam outra vez. Passaram de ser inseridas à força na programação a ter mais do que um bloco e história preenchidos num programa com muitas horas. Até fica a sensação de ter mais atletas femininas a ser utilizadas do que a ter uma carrada delas a aquecer bancos no balneário. Não são só meninas bonitas para as sessões do "Diva Day Off" - sessão da qual, por acaso, sou bastante fã - e tem várias que sabem como partir para a acção.

Bad Idea: Dar mais destaque às Divas... Da maneira que o estão a fazer. Podiam ter menos segmentos desastrosos. A história principal à volta do título é o melhor que fizeram com Divas em muito tempo, pegando nas mais talentosas que lá têm e a criar uma rivalidade diferente entre elas, com segmentos curiosos e com atitudes de ambas as performers notáveis. Quanto ao "Total Divas", confesso que não me chateia tanto. Por muito que custe dizê-lo, o reality show ajudou as Divas a arrebitar e a ter mais atenção, mesmo que fosse para promover o programa em si. Sempre deu para fazer alguma coisa com algumas atletas decentes no Raw e no Smackdown e aumentou o número de segmentos com Divas por programa. Qual é o principal mal actualmente, então? É claro que são aqueles segmentos com as Bellas. Que, infelizmente, são os que ocupam mais tempo, são vistos como os principais e já se envolveram na cena do título. Com Brie e Stephanie, até estava a correr bem. A partir daí foi sempre a descer e temos que gramar segmentos dolorosos e embaraçosos que nos deixam confusos por nos fazer desejar tanto que duas meninas tão bonitas e vistosas desapareçam do nosso ecrã. Quando isto acontece, saibam que estão a fazer algo mal. E tudo não passa de uma valente e gigante "Bad Idea".

Com esta meia dúzia de ideias mistas, fecho o tema. Um artigo mais breve que o usual, mas lembro-me que a primeira edição era mais breve ainda e até correu bem. Se calhar até estou para aqui a falar e é assim que vocês preferem, coisas breves, em vez de ter-me aqui a gastar o teclado e os vossos olhos. É claro que assim que o artigo se torne vosso, estão à vontade de comentar o tema e o quanto gostaram dele, assim como acrescentar algumas ideias mal executadas que se lembrem, seguindo este mesmo esquema. Não preciso de dizer que estão à vontade para discordar com qualquer coisa que tenha dito. E podem sempre comentar as situações aqui descritas, com tentativas de resolução na seguinte questão:

"Como corrigiriam as situações bem intencionadas mas mal executadas aqui apresentadas?"

Tenciono voltar na próxima semana e até lá espero que vão comentando e que fiquem bem. Um bom regresso às aulas para quem tem essa freima já nos próximas dias, se é que ainda não a teve.

Cumprimentos,
Chris JRM

Com tecnologia do Blogger.