Ultimas

Forgotten Superstars # 1: O Milagre de Milão



Saudações a todos os leitores do Wrestling Notícias! O meu nome é Pablo Luna e gostaria de agradecer muito ao pessoal desta comunidade, por me oferecerem a oportunidade de escrever sobre wrestling de um ângulo um pouco mais distinto. Espero que apreciem o artigo. 

O assunto em questão é a WWE, mas aqui neste espaço não falaremos sobre as principais estrelas da companhia, nem dos nomes que mais arrebataram fãs ao redor do mundo. Como sabemos, a história é escrita pelos vencedores, geralmente para que seus feitos sejam engrandecidos diante dos olhos das gerações futuras. 

Entretanto, ninguém fala daqueles que ficaram pelo caminho, daqueles que sofreram e que passaram suas vidas sem maiores spotlights. A história dos vencidos quase nunca é contada pelos especialistas em várias áreas, e isso se remete também no pro-wrestling. Mais especificamente, nas empresas mainstream, como a WWE. 

Desta forma, eu trago neste artigo nomes que eventualmente foram dispensados pela Big E, ou que foram mantidos infrutiferamente no mid-card e em outros assuntos fora do ringue da companhia, além de discutir se estes teriam chance de se colocar em graus mais altos, se não fosse pela política dos headquarters de Stamford. 

E o primeiro nome que trarei, é um gajo extremamente simpático, mas que por certos motivos, não era exatamente o que a empresa queria, e se aposentou à margem da WWE. É alguém que acredito que esteja ainda bastante fresco na memória dos fãs. 

Quem é? – Anthony Carelli, canadense de descendência italiana, conhecido mais por alguns como Santino Marella, The Milan Miracle. Passou por independentes em Ontário no início da carreira, mas logo foi descoberto pela Ohio Valley Wrestling (antigo território de desenvolvimento da WWE, antes do FCW e do NXT), e em seguida, teve seu debut na WWE em 2007, seguindo por ali, como lutador (e por vezes, comentarista) até julho de 2014 quando anunciou aposentadoria (apesar de um possível retorno, sem data prevista). 

O que ele fez na WWE? – Começando a história a partir do território de desenvolvimento da OVW, Anthony começou a trilhar o seu caminho na base dos lutadores da WWE sob o ringname de Johnny Geo Basco. Um incidente interessante onde, em um confronto com The Boogeyman, quando deveria mostrar medo e ao invés disso riu de seu oponente, fez com que Jim Cornette, antigo booker da OVW perdesse a paciência com o ítalo-canadense e executasse vários tapas contra o wrestler, causando a demissão de Cornette. 

Com Paul Heyman como novo booker, Anthony tornou-se Boris Alexiev, um russo dominador, especialista em submissões, e com um estilo de luta bem “stiff” para os padrões da WWE. Ganhou o OVW Television Championship por duas vezes, antes de ser elevado ao main roster da WWE.



E da maneira mais surpreendente possível, nasceu Santino Marella, concebido como um oponente randômico escolhido no meio da crowd por Vince McMahon para enfrentar o até então intocável Campeão Intercontinental Umaga. O milagre aconteceu no Raw especial situado em Milão, Itália, no dia 16 de abril de 2007. Com a ajuda de uma interferência de Bobby Lashley, o então desconhecido Santino Marella sagrou-se Campeão Intercontinental no seu primeiro dia inserido no main roster. 



Desde então, o superstar da WWE teve pontos altos na sua carreira, como a sua união de forças com Beth Phoenix como um casal (Glamarella), adquirindo inclusive mais um título Intercontinental no meio desta união, bem como o título de Tag Team com Vladmir Kozlov (entre fim de 2010 e início de 2011), e o título de United States Champion (entre fim de 2011 e início de 2012). Outros pontos não foram tão populares assim, como a eliminação de 1,9 segundos depois de entrar no Royal Rumble de 2009. 

O fato é que o humor de Santino Marella o trouxe para as partes cômicas do show. Mostra-se claramente isso, por exemplo, no Miss Wrestlemania de 2009, onde ele se fantasiou como “uma irmã gêmea chamada Santina”, e se sagrou o vencedor do “título”. Além disso, seu envolvimento constante com o roster feminino (passando por relações com Beth Phoenix e Tamina, até chegar a uma rápida parceria com Emma, além das constantes confusões que ele arrumava com as garotas – uma típica relação de tapas e beijos), parecia, ao meu ver, fazer com que Santino fosse uma espécie de “vallet” masculino das Divas. 

Seus envolvimentos cômicos (que foram notados desde um embróglio com Steve Austin, onde Marella claramente imitava suas catchphrases de maneira irônica e com um inglês com forte sotaque italiano), fizeram com que Santino, fosse lembrado como um simples wrestler cômico, e ficasse na grande maioria das vezes relegado a atuações humorísticas. Mas nas últimas vezes em que brilhou, de fato, teve o maciço apoio da crowd. Basta lembrar-se da própria vitória na battle royal do Smackdown para entrar na Elimination Chamber de 2012, pelo World Heavyweight Championship, onde ele foi ovacionado pelos que assistiam, até ser vencido por Daniel Bryan. 



No mais, uma lesão em seu pescoço fez com que anunciasse sua aposentadoria em julho de 2014. Ainda não se sabe se a aposentadoria é realmente definitiva, visto que ele voltou ao Raw para executar algumas promos. Entretanto, provavelmente se voltar, não será nada muito além do que ele já é (ou seja, um lutador cômico). 

Ele poderia fazer mais dentro da WWE? – Muitas pessoas que eu conheço torcem o nariz ao ouvir falar o nome de Santino Marella. Provavelmente por acharem-no um simples parvo, um palhaço. Um wrestler de comédia e nada mais que isso. Em minha opinião, não poderiam estar mais errados. O próprio Boris Alexiev não me deixa mentir. 



E com este vídeo, eu irei a discutir por que ele poderia ter feito mais: 

  • Noções de MMA, para tornar o seu wrestling skill mais credível: Para quem não tem conhecimento, Tony Carelli é um dos donos da Tour of Battle Arts Academy, e possui abertura para treinamentos de elite, tanto na base do wrestling profissional, quanto nas Mixed Marital Arts, esta última, algo que ele vem treinando de maneira constante, em sua vida pessoal (de novo, vejam os vídeos de Boris Alexiev, que retratam um pouco disso). Portanto, a sua ring skill como Santino, era um tanto quanto limitada, mas não porque ele não sabia lutar. Muito longe disso. 


  • Mic skill acima da média: Suas promos não são erráticas e hesitantes. Santino parecia na maioria das vezes sempre falar o que precisava, na hora certa, por mais que os segmentos não fossem exatamente profundos e convergiam quase sempre para a comédia. Em minha opinião, ele possuía um bom discurso, quando ele precisava fazê-lo. 


  • Carisma: Quando Santino estava em alta, em uma posição inesperada, colocava-se como um clássico underdog, que automaticamente adquiria apoio da crowd, no momento em que se colocava na possibilidade de ganhar algo grande. Talvez, esse apoio poderia ter sido ainda maior. Não dá para não se emocionar ao revê-lo chorando na vitória que lhe deu o United States Championship. 




Com isso, eu deixo a conclusão de que Santino foi um grande “comedy wrestler”, e muito bem sucedido para o que ele estava destinado a fazer. Entretanto, fica a dúvida e um certo incômodo de minha parte, sabendo que a carreira dele poderia ter sido um pouco mais completa, com pelo menos um momento maior, como um título mundial, mesmo que apenas como um campeão de transição. 

Então é isso, pessoal! Espero que tenham aproveitado a leitura, e gostaria que deixassem na caixa de comentários, algumas de suas opiniões sobre este artigo, sugestões, críticas, e acima de tudo, nomes de wrestlers que vocês gostariam de ver sendo discutidos por aqui neste espaço, nomes abandonados pela WWE ou mantidos no mid-card, que poderiam ser mais aproveitados... ou não. 

Um grande abraço!
Com tecnologia do Blogger.