Ultimas

A Alternativa Fenomenal #4: Bullet Club


Saudações a todos, e bem-vindos a mais uma Alternativa Fenomenal. Hoje falarei sobre um dos mais bem sucedidos grupos da New Japan Pro Wrestling (e um dos motivos para eu me interessar em acompanhá-la), o Bullet Club, stable ainda bastante nova (completarão dois anos de existência em maio), mas que já conseguiu provar ser a maior força existente na promotora japonesa. Nas próximas linhas, realizarei um pequeno resumo da história deste grupo e de suas conquistas, grandiosas para uma equipe com tão pouco tempo de duração, no intuito de instigar o leitor a acompanhá-los na New Japan. Sem mais delongas, passemos ao artigo; 

Inicialmente o BC era um grupo formado exclusivamente por wrestlers não-japoneses, tendo sido criado em maio de 2013 por Prince Devitt (atual Finn Bálor do NXT), seguindo os eventos acontecidos após trair seu antigo parceiro de tag, Taguchi Ryusuke (vou seguir o estilo de nomenclatura japonesa, com sobrenome antes do nome, pois estou mais acostumado assim), em uma tentativa de conquistar os IGWP Junior Tag Team Championships contra os Time Splitters (Allex Shelley e Kushida). Após esta heel turn, Devitt juntou-se a Bad Luck Fale e, durante o evento Wrestling Dontaku 2013, ocorrido em 3 de maio, a Tama Tonga e Karl Anderson, estabelecendo assim a primeira formação do time. O nome Bullet Club foi atribuído por Devitt, referenciando o gesto de arma que fazia na época, seu apelido “Real Shooter” e o apelido de Anderson, “Machine Gun”. O grupo tornou-se também muito conhecido por usar de táticas heels incomuns ao puroresu, como interferências excessivas e bumps nos árbitros, mais vistas no wrestling americano. 



Durante este primeiro período de existência, a stable viu-se em rivalidades de destaque contra Tanahashi Hiroshi, Jushin Thunder Liger, Makabe Toge e Okada, entre outros. Operando com Devitt como seu líder, o grupo atingiu conquistas expressivas, como a vitória do Best of Super Juniors 2013 (vencido pelo próprio Devitt), os CMLL World Tag Team Championships (ambos ganhos por Tama Tonga, junto a Terrible em seu primeiro reinado e com Rey Bucanero no segundo), além de grandes participações de Anderson e Devitt no G1 Climax 2013. Em 11 de outubro, Tonga e Bucanero retornam para a CMLL onde estabelecem o Bullet Club Latinoamerica, junto a Terrible, então campeão mundial da CMLL e La Comandante, e lá continuam a defender o titulo de duplas da CMLL (que, no entanto, viriam a perder no dia 18 do mesmo mês, após lesão de Bucanero). Enquanto isso, em 15 de outubro, os Youngs Bucks são apresentados como os representantes do grupo no Super Jr. Tag Tournament 2013, e em 6 de novembro consagram-se como os vencedores do torneio, prosseguindo para uma shot aos Jr. Tag Titles, que estavam em posse da Suzuki-gun (Michinoku Taka e Taichi), e que conquistam durante o evento Power Struggle. Mais tarde, em dezembro, a BC entra com dois times na fase de grupos do World Tag League 2013. No entanto, o time de Bad Luck Fale e Devitt não consegue classificação para as semifinais, restando apenas a equipe de Anderson e do recém chegado Doc Gallows (DOC da TNA, e Luke Gallows e Festus da WWE), que viria a vencer o torneio, ganhando de Makabe Togi e Honma Tomoaki na final, encerrando o ano de 2013 em alta para a BC. 

                                                         Formação da primeira fase do Bullet Club


No inicio de 2014 (em 4 de janeiro), durante a Wrestle Kingdom 8, os Bucks realizam sua primeira defesa bem-sucedida dos IWGP Jr. Tag Championships, numa excelente 4-way tag match, contra os Forever Hooligans (Alex Kozlov e Rocky Romero), os Time Splitters e a Suzuki-gun. No mesmo dia Gallows e Anderson ganham o IWGP Tag Team Championship que estava em posse do Killer Elite Squad de Davey Boy Smith Jr e Lance Archer (David Hart Smith e Vance Archer da WWE), enquanto Devitt perde seu IWGP Jr Championship para Ibushi Kota. Durante o mês de fevereiro, na The New Beggining Tour, o BC consegue com sucesso realizar a defesa dos títulos em sua posse, enquanto Devitt domina sua rivalidade contra o retornado Taguchi, sendo que no último evento da tour, este consegue enfim vencer Devitt em uma tag team match junto a Makabe, contra o time de Devitt e Bad Luck Fale. 

O final da primeira fase do Bullet Club deu-se em abril de 2014, quando durante o ápice da rivalidade entre Devitt e Taguchi (durante a Invasion Attack 2014), após ordens expressas de Devitt para que não houvesse interferências na luta, os Young Bucks interferem de forma constante, fazendo com que Devitt discuta com eles e posteriormente tenha altercações físicas com os irmãos, após traição dos mesmos. A luta terminou com vitória de Ryusuke, que cumprimentou o Real Shooter depois do combate, indicando o final de sua rivalidade e o desligamento de Devitt da stable. No dia seguinte ao evento, ele reincide contrato com a New Japan, partindo para a WWE, onde compete atualmente. 

A segunda fase da Bullet Club teve início no próprio Invasion Attack, com a estréia de AJ Styles, recém saído da TNA, que se envolve em uma rivalidade com o então campeão mundial e ex-companheiro de TNA, Okada, que terminou com Styles sagrando-se IWGP Heavyweight Champion pela primeira vez (como notas adicionais, esta vitória marcou o primeiro reinado de um membro da BC com o IWGP Heavyweight Championship, bem como a primeira vez que Styles enfrentou Okada, apesar de terem competido juntos pela TNA em 2011), no evento Wrestling Dontaku 2014. Esta vitória de Styles também marcou a entrada do primeiro japonês na stable, Takahashi Yujiro, que durante a luta traiu Okada e abandonou a facção Chaos, da qual fazia parte. Também no mesmo evento, a Bullet Club celebrou seu primeiro aniversário de existência, tendo em mãos não só o título mundial heavyweight, como ambos os cinturões de duplas, defendidos com sucesso por Anderson e Gallows, e pelos Young Bucks. Nesta nova fase do grupo, Anderson passa a ser o líder na NJPW, enquanto Styles lidera o grupo durante as suas incursões na Ring of Honor. 



Ainda em maio, o BC faz sua primeira passagem pelos Estados Unidos, durante a tour americana da New Japan feita em colaboração com a RoH. Ao final da tour, o único saldo negativo para a equipe foi a perda dos Ring of Honor World Tag Team Championships, após os reDRagon (Bobby Fish e Kyle O’Reilly) derrotarem os Bucks na War of the Worlds (curiosamente, os Bucks haviam ganho os RoH Tag Titles ao derrotarem a própria reDRagon em março do mesmo ano). Prosseguindo para o evento Dominion 6.21, ocorrido em junho, os Bucks encerram seu reinado de 7 meses como IWGP Jr. Tag Champions após derrota para os Time Splitters, enquanto Anderson e Gallows voltam a defender com sucesso seus IGWP Tag Titles e Bad Luck Fale vence Nakamura Shinsuke pelo IWGP Intercontinental Championship. Fechando o mês, no dia 29, Takahashi derrota Ishii Tomohiro e conquista o NEVER Openweight Championship, o que deu o controle de todos os títulos heavyweight da companhia para a BC. 

Um momento de baixa para o grupo ocorreu durante o torneio G-1 Climax 2015, onde cinco membros da stable participaram, sendo que nenhum conseguiu sequer chegar às semifinais. Após o torneio em 10 de agosto, com a parceria entre a Global Force Wrestling e a New Japan, Jeff Jarret e o manager Scott D’amore juntam-se ao grupo, atacando Tanahashi Hiroshi, após este vencer AJ em uma luta sem o título IWGP em jogo. Já em 21 de setembro, durante o Destruction at Kobe, Fale perde o Intercontinental Championship, sendo derrotado por Nakamura em sua primeira defesa de título. Em 13 de outubro, no evento King of Pro-Wrestling, o grupo perde seus dois últimos campeonatos de singulares, quando Takahashi perde o NEVER Championship para Tomohiro, e Styles é derrotado por Okada pelo IWGP Heavyweight Championship, em luta que marcou o retorno de Yoshitatsu (Yoshi Tatsu na WWE) para a NJPW. Este foi um dos eventos com pior resultado para a BC, que além de perder seus títulos de singulares remanescentes, também sofreu derrotas em duas lutas de tag team, lhe atribuindo um indigesto placar de 0-4 no evento. 

Para dar algum contraste aos resultados negativos obtidos pelo grupo no mês anterior, em 8 de novembro Kenny Omega junta-se ao grupo assumindo a gimmick de The Cleaner (declarando que realizaria uma limpeza na divisão de Junior heavyweights da empresa) e iniciando rivalidade com Taguchi Ryusuke pelo IWGP Jr Championship. Já nos dias de 22 de novembro a 5 de dezembro, o Bullet Club volta a participar do torneio World Tag League, com 3 times competindo, sendo que o time de Anderson e Gallows consegue avançar até a final, sendo entretanto derrotado pela equipe de Goto Hirooki e Shibata Katsuyori. 



Iniciando o ano de 2015, em 4 de janeiro, no Wrestle Kingdom 9, ocorrem dois fatos de destaque para a BC: Omega derrota Taguchi e torna-se IWGP Jr Champion (título que a equipe não conquistava desde a saída de Devitt) e o time de Anderson e Gallows perde o IGWP Tag Team Championship para Goto e Shibata. No dia seguinte ao evento, Cody Hall, filho do WWE Hall of Famer Scott Hall, é anunciado como novo membro da stable, sendo que ele entraria para o grupo de forma temporária (seria um recruta do BC), até que provasse que merecia um posto como membro oficial (segundo palavras de Anderson). Entretanto, a estréia de Hall nos ringues, dada em 2 de fevereiro, deu-se com uma derrota em uma ten man tag team match, sofrendo pin de Tanahashi, em luta que contava com Anderson, Gallows, Omega e Takahashi representando o BC junto a Hall, e com Captain New Japan, Goto, Shibata e Taguchi lutando ao lado de Tanahashi. 

Após algum tempo, durante o New Beggining in Osaka, em 11 de fevereiro, a situação da stable sofre uma grande melhora, com a reconquista de três títulos: o IWGP Jr Tag Team Championship (com vitória dos Young Bucks sobre a reDRagon e os Time Splitters numa 3-way match), o IWGP Tag Team Championship (com vitória de Anderson e Gallows sobre Goto e Shibata) e o IWGP Heavyweight Championship (após vitória de Styles contra Tanahashi). Além disso, Omega consegue reter seu Jr Championship em revanche contra Taguchi, marcando a soberania da equipe tendo em suas mãos ambos os títulos de duplas e os dois principais títulos de singulares. Esse momento de dominação, no entanto, viria a acabar no Invasion Attack 2015, em 4 de abril, quando mesmo após a defesa com sucesso dos títulos de singles (com vitória de Omega sobre Máscara Dorada, e de Styles sobre Ibushi Kota), o BC perde os dois títulos de duplas, sendo os Bucks derrotados pelos Roppongi Vice (Trent Baretta e Rocky Romero), enquanto Anderson e Gallows perderam para a equipe The Kingdom (Matt Taven e Michael Bennet) da Ring of Honor, sendo esta a situação em que o grupo se encontra atualmente. 

                                                               Formação atual do Bullet Club


Após este resumo de seu tempo de vida, os leitores podem perceber o quão dominante este grupo é, sendo que em pouco mais de um ano seus membros já haviam conquistado todos os títulos disponíveis na New Japan. Tais conquistas mostram-se como fruto não só do trabalho coletivo do grupo como heels de topo, mas também do grande talento individual dos seus membros, grandes lutadores que já defenderam as bandeiras da WWE e da TNA, ou que se fizeram conhecidos sob a tutela da própria NJPW. Ao acrescentar um estilo de heel puramente americano, o grupo conseguiu obter imensa popularidade junto aos públicos americano e japonês, tornando-se um grande expoente para lutadores estrangeiros em terras nipônicas. Após esta leitura (um tanto longa, eu sei), eu espero que os leitores sintam-se interessados em conhecer a Bullet Club, bem como acompanhar suas rivalidades na New Japan, aproveitando para conhecer melhor a empresa (que por sinal sempre domina os rankings anuais da Wrestling Observer Newsletter). Para, além disso, deixo também a recomendação para que assistam a última edição do Smarkdown, no canal do nosso antigo colega João Basílio, onde ele também comentou sobre a stable. Boa leitura, e até a próxima.
Com tecnologia do Blogger.