Ultimas

Análise: WWE SummerSlam 2015


Olá, fãs de wrestling! Aqui quem vos escreve é Kleber, mais conhecido como nWo4Life nos chats das transmissões habituais do Wrestling Notícias. Venho até vocês não para distribuir "RKOs Outta Nowhere" (pelo menos, não desta vez LOL), mas sim uma análise daquele que vai ser o assunto mais falado entre os fãs de wrestling, durante um longo tempo: o controverso WWE SummerSlam 2015.

Um dia antes, fomos brindados com um excelente NXT Takeover: Brooklyn, que deixou todo o WWE Universe ansioso pelo maior evento do verão. A WWE não poderia deixar por menos, e preparou um PPV com quase quatro horas de duração, apresentando dez combates, alguns muito aguardados, outros nem tanto. Muita ação e muita controvérsia que analisaremos à seguir.


O início do show teve uma interação entre o anfitrião convidado do PPV, o apresentador Jon Stewart, e o WWE Hall of Famer Mick Foley. A interação serviu para dar uma animada na platéia para o show que estava prestes a começar. Mas vamos logo para a parte que mais interessa, as lutas!



Randy Orton X Sheamus

Sheamus é o atual detentor da maleta do Money in the Bank, e teve sua tentativa de cash in atrapalhada por Randy Orton. Uma rivalidade que poderá durar algum tempo, já que ambos querem o WWE World Heavyweight Championship. No início da luta, Sheamus resolveu responder aos cânticos de “you look stupid”, dizendo que o público deveria respeitar o seu penteado moicano.

A luta transcorreu sem grandes problemas, com direto a "RKO outta nowhere" e tudo.

Vitória de Sheamus, via Brogue Kick.

Nota: ***1/2



Tag Team Championship Match
Primetime Players (c) X Lucha Dragons X New Day X Los Matadores

Os New Day foram os primeiros a entrar, trazendo a sua “positividade” ao público. A luta teve muitos botches, diga-se de passagem, mas teve seus bons momentos e conseguiu boas reações do público.


Vitória dos New Day, quando Kofi Kingston fez o pin em um dos Matadores.

Nota: ***



Rusev (c/Summer Rae) X Dolph Ziggler (c/Lana)

Uma rivalidade sem sentido, com um desenvolvimento sem sentido e uma luta com final sem sentido. Não há dúvidas do talento de Ziggler e Rusev, mas essa luta, em minha opinião, foi completamente desnecessária. Um desperdício do talento desses dois.

O final da luta? Um double countout e uma “briga de gatas” entre Lana e Summer Rae (acho que já está na hora de deixar elas lutarem de uma vez). E essa rivalidade sem sentido vai se arrastar por mais algum tempo.



Stephen Amell e Neville X Stardust e Cosmic King Barrett

A luta iniciou com Barrett e Neville. Quando Barrett fez o tag para a entrada de Stardust, este imediatamente disse que queria Amell no ringue. E assim aconteceu. Para alguém que nunca havia estado em um ringue, Stephen Amell se saiu relativamente bem. Ágil, vendeu bem os golpes e não cometeu botches. A luta serviu ao seu propósito. Será que teremos uma revanche algum dia?

Vitória de Neville e Amell, via Red Arrow de Neville em Barrett.



Intercontinental Championship
Ryback (c) X The Miz X Big Show

O Intercontinental Championship já foi mais valorizado. Não que Ryback seja um mau campeão, longe disso. Mas essa luta ficou aquém do que o IC title merece.

Vitória de Ryback com pin em Miz, que havia sofrido um KO Punch de Big Show.

Nota: *1/2



Bray Wyatt e Luke Harper X Roman Reigns e Dean Ambrose

Luta cheia de ação. Se a Wyatt Family estivesse completa, só melhoraria o que ficou excelente. Foi uma boa saída para envolver Reigns em uma rivalidade enquanto ele se desenvolve para ser a nova face da WWE (as vaias para Reigns foram completamente injustas e sem sentido, pura implicância por parte do público). Claramente, todos os participantes saíram elevados desse combate.

Vitória de Reigns e Ambrose, via Spear de Reigns em Bray Wyatt (após Ambrose reverter um Sister Abigail com um Dirty Deeds).

Nota: ***1/2



Winner Takes All
WWE World Heavyweight Championship X United States Championship
Seth Rollins X John Cena

A primeira grande controvérsia da noite! Nessa luta tudo estava em jogo. John Cena tinha a chance de alcançar o recorde de 16 títulos de Ric Flair, e Seth Rollins a oportunidade de ser o primeiro WWE World Heavyweight/United States Champion (fato que também seria um bônus à conquista de Cena). O público escolheu Cena como vilão e Seth como o herói desse combate. Não culpo o público, porque eu também concordo que precisamos de campeões novos e dar mais chances aos novos talentos.

O combate transcorreu muito bem (Cena até utilizou o Figure 4 Leg Lock em certo momento), até que chegou o momento polêmico da luta. O árbitro da luta foi atingido quando Cena usou o Atitude Adjustment em Seth, e ficou fora do ringue para se recuperar. Enquanto Cena foi verificar como estava o árbitro, Seth atingiu Cena com um Knee To The Face, e ambos ficaram caídos no ringue. Até aí, tudo bem, mas então tivemos uma interferência inusitada. O anfitrião do PPV, Jon Stewart, vem correndo ao ringue com uma cadeira. Quando todos pensavam que ele ia atacar Seth, ele acabou atacando Cena! Seth aproveitou para fazer um Pedigree em Cena, em cima da cadeira.


O árbitro, que nada viu, fez a contagem de três para a vitória de Seth Rollins, o primeiro WWE World Heavyweight/United States Champion da história da WWE. Combate polêmico e emocionante.

Nota: ****1/2



Elimination Match
Team PCB X Team Bella X Team B.A.D.

Se essa luta acontecesse há alguns meses, provavelmente não teria mais do que cinco minutos de duração. Pois graças à #DivasRevolution, este combate teve quase 20 minutos de duração. As Divas vindas do NXT trouxeram, como se costuma dizer, uma lufada de ar fresco à divisão principal das Divas. Toda aquela ação mostrada no NXT consegue até mesmo superar os combates masculinos. Os Suicide Dives, os golpes caprichados, o atletismo, a ação... tudo isso fazia falta ao roster principal. Sobre o combate, houve ação do início ao fim. O primeiro time eliminado foi o Team B.A.D., quando Tamina sofreu pin de Nikki Bella.


A luta acabou com a vitória do Team PCB, quando Becky Lynch fez o pin em Brie Bella. Muita comemoração para uma grande luta.

Nota: ****1/2



Kevin Owens X Cesaro

Owens vinha de uma derrota no NXT Takeover: Brooklyn, em uma Ladder Match contra Finn Bálor. Não parecia que Owens tinha participado de uma luta tão extrema. Owens estava muito bem fisicamente durante e após o combate contra Cesaro. A luta teve um nível técnico elevado, ambos os Superstars se dedicaram 100%. Por mais que Cesaro seja um ótimo wrestler, Owens é quem mais precisava da vitória, dessa vez.

Vitória de Owens via Pop Up Powerbomb.

Nota: ***1/2



Brock Lesnar (c/Paul Heyman) X The Undertaker

Chegou a hora da segunda grande controvérsia da noite! Um está sedento de vingança por ter sua streak na WrestleMania quebrada. O outro está louco para levar seu rival para uma visita à Suplex City. Vamos ver alguns detalhes da luta:

Undertaker nem teve tempo de tirar seu casaco e já estava sendo atacado por um enfurecido Brock Lesnar. A luta foi brutal. Tivemos sim os famosos Suplexes de Lesnar, mas Taker respondia com seu estilo clássico de luta (Lesnar chegou, inclusive, a sangrar após um golpe de Taker). Um dos pontos altos do combate foi quando Lesnar fez um F-5 em Taker para a mesa dos comentaristas franceses. Estaria o Dead Man novamente em maus lençóis? A luta prosseguiu. Taker retorna ao ringue a tempo de escapar do countout, mas não consegue ficar de pé. Lesnar ri em triunfo, mas Taker não se dá por vencido e consegue fazer um Chokeslam em Lesnar, que fica bem atordoado. Em seguida um Tombstone Piledriver parecia que encaminharia a vitória para Taker, mas Lesnar saiu à tempo do pin.

Um momento estranho a se destacar é quando Lesnar faz a Kimura em Taker no canto do ringue, a Kimura deveria ter sido separada pelo árbitro, por se tratar de uma rope break, mas Taker reverte para um Last Ride. Após levar dois F-5 seguidos, taker consegue encaixar um Hell’s Gate.

O que se segue, então, é a controvérsia que será discutida por um bom tempo. Lesnar reverte para uma Kimura e Taker tenta encostar as costas de Lesnar no ringue, o que faz o árbitro iniciar a contagem de três, mas, após o árbitro contar uma vez e parar, o gongo é soado inadvertidamente e a luta é interrompida. O árbitro grita que não mandou o gongo soar e que contou apenas uma vez o pin. Lesnar é atingido por um Low Blow, sem o árbitro ver, e Taker encaixa novamente o Hell’s Gate até Lesnar perder os sentidos.


Taker vence, embora outro ângulo de câmera tenha mostrado o Dead Man batendo no braço de Lesnar, em sinal de desistência, enquanto o árbitro fazia a contagem no lado oposto.


Taker mal se aguenta em pé no ringue, e vai ao chão quando estava na entrada do backstage.

Nota: ****1/2

Um SummerSlam com um final polêmico e até mesmo preocupante (pela condição física de Undertaker), muita coisa vai ser dita sobre tudo o que aconteceu no SummerSlam 2015. O próximo PPV é o Night of Champions, em 20 de Setembro, e temos muito chão até lá para vermos como todas essas polêmicas serão administradas. Só nos resta aguardar.

Luta da Noite:

Superstar da Noite:

Diva da Noite:


Figura da Noite:


Nota do PPV: ***1/2
Com tecnologia do Blogger.