Ultimas

Trono do Fã - Capitulo IX - Ser paciente

Chegamos finalmente ao nono capitulo do Trono do Fã.  Curiosamente, a edição da WrestleMania que mais detesto é a nona. Eu sei que nada têm haver, mas estava a precisar de um qualquer coisa para começar isto. Adiante, sejam mais uma vez bem-vindos ao meu espaço aqui no WrestleNoticias. Estamos a poucas semanas de um dos meus PPVs de eleição e curiosamente, tenho visto apenas um pouco do Monday Night Raw naqueles vídeos disponibilizados no youtube pela WWE.

O G1 Climax 25 tem sido a razão pela qual tenho deixado a programação da WWE de lado. O BLOCK B tem sido um pouquinho desapontaste, sendo que não ajudou Shinsuke Nakamura ter falhado o seu combate contra Michael Elgin devido a lesão. Esperemos que recupere e não volte a falhar mais nenhum combate. Agora, o BLOCK A está completamente num nível superior e tem carregado este torneio a um outro nível.


Se for obrigado a escolher a minha noite favorita deste torneio, a resposta é para mim é fácil. A quinta noite, não só deu lugar a bons combates como foi também serviu de palco para os dois confrontos mais importantes deste G1 Climax 25. E muito disso deve-se ao excelente booking de Jado e Gedo que conseguiram fazer com que os combates parecessem o mais importante possivel. Muito deve-se ao facto de terem sido pacientes e saberem construir as coisas.

Eu não quero parecer hater ( embora seja) da maioria do booking da TNA, mas a verdade é que foram várias as vezes que caíram nos mesmo erros. Um desses erros, foi pushar em demasia alguém acabado de chegar. Por mais que se goste de um determinado lutador, ás vezes a melhor opção é ter alguma paciência e ir construindo o heel ou o babyface. Por muitas vezes, após receber aquele push e gerar aquele impacto extraordinário, chega a altura em que a feud ou a storyline termine e o sentimento que surge em torno daquele lutador é " então e agora?". Normalmente é aí que o caldo se entorna, e o que acaba por acontecer é um de-push pois não há nada maior ou mais importante que o lutador possa fazer. Claro que isto acontece em inúmeras companhias, mas foi um erro frequente na TNA durante uns bons anos. O que é pena porque existiram vários lutadores que gosto e que gostava que fossem construídos progressivamente invés de terem o booking que tiveram.



Quem leu o meu preview ao G1 Climax 25, pode ler a minha opinião sobre Tetsuya Naito. Felizmente não estava enganado, este torneio tem sido um momento decisivo na carreira do novo membro dos Los Ingobernables. Naito é neste momento muito provavelmente o heel mais interessante em toda a industria do wrestling. Tal como quando Roman Reigns venceu a Rumble e garantiu que iria enfrentar Brock Lesnar na WrestleMania, os fãs também não acharam piada quando Naito foi o escolhido para defrontar Okada no WrestleKingdom VIII. E com a vinda de AJ Styles para o Japão e Ibushi na divisão de Heavyweights, Naito foi perdendo espaço de um modo progressivo. Até que é enviado.para a CMLL e junta-se aos Los Ingobernables. A partir daí, Naito regressa com uma novo finisher, dirige-se ao ringue de um modo completamente diferente, e regressa com uma nova atitude. Naito parece agora completamente desinteressado por tudo aquilo que há na NJPW. 





Claro que Jado e Gedo podiam simplesmente lançar o Stardust Genius a um dos seus ases da companhia, mas esperaram até ao quinto dia do G1 Climax 25 para o lhe dar uma grande vitória. Naito derrota Tanahashi. Isto já aconteceu no passado, mas desta vez é diferente.Não só os  primeiros dias do torneio serviram para "relembrar" o pessoal que Hiroshi Tanahashi ainda é o topo do NJPW ao sair vitorioso de bons combates contra Ibushi e Tenzan como Naito é agora é um heel em ascensão e a sua vitória significa imenso pois foi quando os fãs começam a perceber que Tetsuya Naito tem tudo para ser um dos principais vilões da NJPW. O antigo babyface "imcompreendido" está durante o combate  desinteressado e com uma atitude de completo desrespeito para com Tanahashi, enquanto se foca principalmente no pescoço do ás da companhia. Não só isso como após o combate Naito ataca o arbitro após e realiza uma promo onde anuncia que jamais voltará a "Team NJPW" sendo um dos Los Ingobernables.



Mas o melhor exemplo de excelente booking aconteceu no combate anterior, e é mesmo daquelas situações onde se deve aplaudir o trabalho não só dos wrestlers mas também da equipa de booking pois fazem uma "simples" vitória de Ibushi no torneio parecer algo enorme. A storyline actual de Ibushi é bastante simples. O antigo IWGP Junior Heavyweight Champion é vendido como um poço de talento e como alguém que é capaz de lutar frente a frente com qualquer um. O problema é que Ibushi ainda não foi capaz de vencer nenhum dos Main Eventers da NJPW ( Tanahashi, Okada, Nakamura e o mais recente AJ Styles). Ele fica sempre quase sempre perto da vitória, mas isso não lhe garantia a vitória.



Então a história deste combate está altamente relacionado com todo o booking que Ibushi tem sido alvo. O Golden Star luta desesperadamente por uma vitória frente ao antigo IWGP Heavyweight Champion. O combate é excelente, não só pelos spots e pelas sequências espectaculares mas principalmente por ambos os lutadores saberem o seu papel e venderem ao máximo o quão importante é a vitória para Kota Ibushi. O resultado final é espectacular, com Ibushi a vender toda a sua emoção após finalmente vencer o ás do Bullet Club.



Será que acredito que é possivel vermos isto acontecer por exemplo na WWE? Sim é possivel, aliás se formos a ver a história do ano passado de Sami Zayn não é muito diferente da de Kota Ibushi. Mas é algo que não vemos acontecer muitas vezes. Pois embora actualmente estejamos na era com mais auto-proclamados smarks, a verdade é que esta é a era onde as pessoas mais dificuldades em abstrair-se e desfrutar da história que está a ser contada. Tende-se a dar demasiado valor ao recorde de vitórias-derrotas e por vezes, sem sequer se aperceberem boicotam este tipo de histórias. É terrível. 

Imaginam alguém a dizer que o Batman enterrou o Joker no Dark Knight por o ter apanhado, mesmo antes disso o vilão ter conseguido instalar o medo e o pânico em Gotham e ser responsável pela corrupção de Harvey Dent? Um bocado estúpido, mas é algo que se encontram aos pontapés nas comunidades de wrestling actuais. Então tenham calma, por vezes uma determinada losing streak é suposto levar a algo grande, uma derrota não significa que alguém tenha sido enterrado e a história contada é normalmente mais importante do que o registo de vitórias.



E pronto foi isto. O meu objectivo com este capitulo é voltar a relembrar as pessoas que afinal de contas nos somos os fãs e que enquanto a toda a história não foi contada não vale a pena estarmos a colocarmos-nos no meio e criticar. Tenham paciência e alguma confiança na equipa criativa, nos lutadores e nos promotores. Bem antes de ir, vou só falar dos combates que mais me impressionaram nesta semana. Tal como puderam ler, sim adorei Ibushi vs AJ Styles e Hiroshi Tanahashi vs Tetsuya Naito e na sétima noite Shibata vs Ibushi. Muito intenso, f*da-se!

O BLOCK B tem sido um pouco desapontante, ainda não vi esta oitava noite mas espero que seja um ponto de viragem. E quais foram os combates que mais gostaram de ver nesta semana? Aguardo os vossos comentários, e até à próxima semana espero ver mais corajosos a mergulhar no mundo que é o Forum de Pro Wrestling!

P.S: Não se esqueçam de ver a Ronda Rousey a humilhar a Bethe Correia!






Com tecnologia do Blogger.