Ultimas

Um olhar sobre a carreira de "Rowdy" Roddy Piper


Em memória ao lendário Roddy Piper, falecido hoje aos 61 anos, relembramos a sua ilustre carreira - para sempre a ser relembrada na história do professional wrestling.

Roderick Toombs nasceu em Sasketchwan no Canadá e enquanto adolescente praticou inúmeros desportos como Boxe , Wrestling amador e Judo , vindo posteriormente a entrar nas lides do Wrestling profissional .

A rebeldia que viria a demonstrar enquanto homem e wrestler começou a manifestar-se na adolescência , quando Piper depois de ter sido expulso do colégio que frequentava e de uma discussão com o pai , se fez á estrada , conseguido pousio ocasional em algumas pousadas espalhadas pelo Canadá , isto enquanto tentava encontrar uma maneira de treinar e entrar no ramo do Wrestling . A sua primeira oportunidade viria quando tinha 15 anos , na forma de um combate em Winnipeg , Manitoba no Canadá contra um dos «durões» da altura , Larry «The Axe» Henning , como era normal , Piper foi esmagado em 10 segundos sendo na altura o combate mais curto da hisória da arena local .

Piper encarnaria o papel de «Jobber» entre 1973 e 1975 , fazendo aparições em várias companhias , mas algo nele despertou o interesse de Leo Garibaldi , um «Booker» e um publicitário chamado Jeff Walton que viam em Piper , as qualidades necessárias para ser um vilão de topo , e assim por volta de 1975 /76 , Piper tornou-se no vilão de topo em alguns territórios da NWA , nomeadamente em Los Angeles e em São Francisco , Piper era nesta altura o vilão mais odiado no wrestling desde os tempos de «Classie» Freddie Blassie .

As constantes atitudes de troça da comunidade mexicana da zona de Los Angeles por parte de Piper , sendo um bom exemplo o famoso motim que Piper provocou quando afirmou que se iria desculpar perante os mexicanos tocando o hino nacional do país na sua gaita de foles , no entanto a meio da actuação parou de cantar o o hino e começou a entoar a «La Cucaracha» , causando um motim que obrigou Piper a abandonar a arena sob escolta policial .


Piper recebe o prémio de lutador mais odiado de Los Angeles e ataca Chavo Guerrero

Estas acções fizeram Piper entrar em rota de colisão com a lendária Familía Guerrero começando assim uma rivalidade que duraria cerca de 3 anos com Piper a combater principalmente Chavo Sr. em todos os tipos de combates desde um Hair Vs Hair que Piper perdeu e pouco tempo depois , Piper voltou a enfrentar Chavo num Loser Leaves Town onde mais uma vez saiu derrotado .

Piper abandonaria o território em 1978 , e seguindo um conselho de «Playboy» Buddy Rose rumou a Portland á procura de maior fama e fortuna mas Piper só a viria a encontrar com a sua entrada na Mid-Atlantic onde protagonizou uma excelente «feud» com Ric Flair pelo US Title , tendo depois unido-se a outro grande da indústria , Rick Martel , lutando pelos Títulos de Tag-Team e defrontando os Sheepherders (conhecidos na WWF como Bushwackers) , de seguida apresento-vos um vídeo que serve para mostrar como apenas uma «promo» pode fazer com que um fã fique com vontade de ver um combate e comprar um PPV e o porquê de muitos , incluindo eu preferirem os anos 80 ás Attitudes Era , ou ao corrente produto americano .

Depois Piper passaria ao seu primeiro papel como comentador vilão em 1982 , algo que duraria pouco devido a Piper ter sido despedido por ter faltado a um «show» sem aviso prévio rumando então a Porto Rico e pouco tempo depois para a promoção Georgia Championship Wrestling onde pela primeira vez se tornou num lutador completamente «face» ao salvar Gordon Solie de um ataque de vários «rufias» , passando a partir desta altura a ser o principal «face»da promoção , rivalizando com o maior vilão da mesma , Don Muraco .

No entanto seria no auge da sua popularidade como «babyface» que Piper regressaria á Mid-Atlantic mais propriamente ás Jim Crockett Promotions onde de imediato teve rivalidades com Sgt.Slaughter , Ric Flair e especialmente Greg Valentine , sendo o cume desta rivalidade , o «Dog Collar Match» no primeiro PPV Starrcade , como resultado deste combate , Piper sofreria lesões no tímpano de um dos ouvidos , afectando de forma permanente a audição numa das orelhas .

Por volta desta altura , Piper recebe um convite de Vince McMahon para ingressar na WWF , tendo começado como «manager» de Paul Orndorff devido ainda ás lesões sofridas no combate contra Greg Valentine , e sendo assim , de maneira a que Piper recuperasse totalmente e para que os fãs pudessem igualmente disfrutar do seu talento , foi criado um espaço de entrevistas que viria a tornar-se célebre , de nome Piper´s Pit , este segmento servia para que fossem criadas as rivalidades que Piper teria como foram os casos do célebre episódio em que Piper ataca Jimmy Snuka com um coco que levaria a uma longa «feud» entre os dois .


O mais famoso episódio do Piper´s Pit

Mas cedo Piper começou a aparecer mais frequentemente no ringue fazendo equipa com Paul Orndorff , tendo sido por volta desta altura que começou a sua «feud» com Hulk Hogan , naquela que é talvez a rivalidade mais falada e mais publicitada rivalidade de sempre devido ás participações da cantora Cindy Lauper e de Mr.T . Começava aqui a chamada era do Rock n´Wrestling , tendo foi criado um combate entre Piper e Hogan intitulado «The War To Settle The Score » e que teria honras de transmissão na MTV e que serviria também de trampolim á primeira de Todas as Wrestlemanias .



Hogan e Mr.T vs Roddy Piper e Paul Orndorff (Wrestlemania I)

Paralelamente Piper começava a rivalidade com Mr T. que transparecia para além dos ringues , tendo o próprio Piper afirmado que foram várias as vezes em que ele e Mr.T quase chegaram a vias de facto . Mas dentro do ringue as coisas ficavam marcadas para a segunda edição da Wrestlemania com Piper a enfrentar Mr.T num combate de boxe que acabaria com Piper desqualificado depois de ter aplicado um «bodyslam» a Mr.T . Após este combate , Piper tentou a sua sorte no cinema , voltando em 1986 para a rivalidade com Adrian Adonis que culminaria na Wrestlemania III num Hair vs Hair match .


Piper envia um aviso a Adrian Adonis

Piper venceu e voltou a abandonar a companhia continuando a perseguir a sua carreira cinematográfica só regressando á WWF na Wrestlemania V para um Piper´s Pit especial com o actor Morton Downey Jr. , que resultaria num dos segmentos mais famososo da história da «Mania» onde se viu Piper apagar o cigarro de Downey Jr . com um extintor após este ter repetidamente atirado fumo para a cara de Piper .

Algum tempo depois , Piper voltaria a estar como era seu apanágio , no centro das atenções durante a sua rivalidade com Bad News Brown na Wrestlemania VI em 1990 , onde o combate ficou para segundo plano após Piper ter feito uma «promo» onde se mostrou com metade do corpo pintada de de Branco e outra de negro , num opção que se revelaria polémica mas tipicamente digna do «Hot Rod» .
Em 1992 , Ric Flair chegou á WWF e logo Piper tratou de ser o primeiro a dar-lhe as boas vindas, tendo ambos os lutadores capitaneado as suas respectivas equipas num combate tradicional nas Survivor Series de 1992 , mas entretanto surgiu outro obstáculo no caminho de Roddy Piper , o The Mountie a quem Piper defrontou na Royal Rumble de 92 , vencendo neste combate o Título Intercontinental pela primeira e única vez na sua carreira , Piper participaria ainda nessa mesma noite , na Royal Rumble onde o vencedor era presenteado com o título da WWF , no entanto Piper acabaria eliminado por Ric Flair , o futuro vencedor .


O reinado de Piper seria no entanto curto , tendo perdido o título para Bret Hart na Wrestlemania VIII , num combate onde Piper surpreendeu , já que deixou de parte o seu habitual estilo de «Brawler» , e mostrou alguma da sua qualidade de Wrestler que ainda não tinha aparecido num ecrã da WWF , mostrando alguma da técnica que tinha exibido aquando da sua Tag-Team com Rick Martel , o resultado foi um combate bastante agradável e certamente o melhor combate de Piper na WWF/WWE .


Bret Hart vs Roddy Piper -IC Title - Wrestlemania VIII

Piper voltaria para mais algumas ocasiões especiais , como árbitro do embate entre Bret Hart e Yokozuna na Wrestlemania X e para o Submission Match entre Bob Backlund na Wrestlemania XI e ainda como presidente honorário da WWF em 1995 e na Wrestlemania XVII para um combate contra Goldust , tendo novamente abandonado a WWF mais uma vez após este combate .

Piper seguiria no final do ano de 1996 para a WCW mas o seu papel já não seria o mesmo apesar da tentativa da WCW de recriar a rivalidade entre Piper e Hogan , tendos ambos os lutadores tido um dos piores combates Steel Cage de que há memória . Piper teria ainda combates e rivalidades com Bret Hart , Lex Luger e o resto da NWO . A passagem de Piper pela WCW terminaria no ano 2000 quando a WCW pôs termo á ligação de Piper com a empresa , sendo a mesma vendida á WWF poucos meses depois .

Roddy Piper estaria vários meses afastado dos ringues de Wrestling , tendo em 2002 lançado a sua autobiografia e só voltando a reaparecer em plena Wrestlemania XIX , interferindo no combate entre Hulk Hogan e Vince McMahon , atacando o seu antigo némesis .

Piper andou pelo Smackdown numa aliança com Sean O´Haire sendo os dois uma espécie capangas de Vince McMahon contra o Mr.America (Hulk Hogan) , contudo o espiríto irreverente de Piper voltaria a traí-lo , já que depois de uma entrevista dada ao canal HBO que não agradou muito á WWE , Piper que na altura não tinha contrato com a companhia foi posto de lado , contudo no DVD restrospectivo da sua carreira , Piper afirmou que as suas declarações foram adulteradas pelo canal de maneira a denegrir o Wrestling-profissional .

Seguiriam-se algumas curtas e esporádicas aparições na TNA entre 2004 e 2005 , sendo nesta altura conhecida a indução de Piper no Hall of Fame da WWE , tendo Piper conduzido mais uma edição especial do Piper´s Pit tendo como convidado , «Stone Cold» Steve Austin .


Piper´s Pit com Steve Austin

A partir daqui , Piper faria mais algumas aparições na WWE , incluindo uma mini-feud com Randy Orton e o seu Pai e chegando mesmo a vencer os Títulos de Tag-Team com Ric Flair no Cyber Sunday de 2006 , mas depressa perderia os Títulos já que lhe foi diagnosticado um tipo de cancro , que por ter sido descoberto ainda na sua fase inicial , pôde ser removido sem grande ameaça para Piper , que ultrapassado este percalço , voltaria ás suas aparições esporádicas pela WWE , a última dela na Wrestlemania 30.

Roddy Piper contestou variadas vezes a afirmação de que foi Hulk Hogan o verdadeiro responsável pelo «boom» dado pelo Wrestling durante os anos 80 , perguntanto aos fãs se estes teriam adorado Hogan como adoraram caso não o tivessem odiado como o odiaram , e é dificíl não lhe dar razão baseando-nos nesta premissa , Piper era o «chefe» dos «Heels» na WWF , o «top heel» e foi a sua «feud» com Hogan que motivou a chamada era do Rock´n Wrestling que levaria ao especial exibido pela MTV e a tudo o que daí adveio . A Questão é pertinente , a quem pertence o mérito ?? Ao «babyface» Hogan por ter as capacidades de um herói , que todos admiravam e que no final do dia , vencia o vilão ?? Ou ao «heel» , Roddy Piper por conseguir ser tão odiado que fazia com que o público suspirasse por um herói que o derrotasse , fosse ele quem fosse ??

Cada um fará a sua interpretação pessoal , mas se existiu alguém capaz de tirar o Título a Hulk Hogan e conseguir atrair multidões baseado apenas no mais puro ódio durante os anos 80 , esse alguém foi Roddy Piper . Piper era e ainda é um dos melhores no que ao microfone dizia respeito capaz de segurar o público na palma da sua mão e de conseguir as mais audivéis respostas da parte da audiência e se o mérito de conseguir colocar a WWF a nível nacional e internacional pode e deve ser dado a Hulk Hogan e a Vince McMahon , o mesmo deve acontecer a Piper já que eram as suas acções maldosas que empurravam as «storylines» para a frente .

A «storyline» do Rock ´N Wrestling nas mãos de outrem que não Roddy Piper poderia ter significado o falhanço da «storyline» e determinado quem sabe de maneira diferente o futuro da WWF/E .

Original de Deadman666, em 2009
Com tecnologia do Blogger.