Ultimas

A Alternativa Fenomenal #26: O Messias das Mil Mortes






Saudações a todos, e bem-vindos a mais uma Alternativa Fenomenal. Na edição de hoje, descreverei a carreira e as conquistas de um dos maiores nomes da AAA e da Lucha Underground, um veterano com 17 anos de experiência e 10 títulos mundiais no currículo: o senhor Gilbert Cosme, nascido em Porto Rico, e mundialmente conhecido sob a alcunha de "El Mesías" Ricky Banderas e, mais recentemente, sob a máscara de Mil Muertes. Sem mais delongas, vamos ao texto;


Banderas iniciou-se no wrestling em 1996, após completar dois anos de estudo na Universidade Inter-Americana de Porto Rico, tendo com incentivador o ex-manager e treinador Victor Quiñones (que trabalhou com nomes como Terry Funk, Tajiri, Michinoku Taka, Cactus Jack, entre outros). Durante o ano de 1997 ele competiu pelo circuito independente de Porto Rico, tendo uma rápida passagem pelo México, e chegado a integrar um antigo projeto de desenvolvimento de talentos hispânicos da então WWF.

Seu primeiro grande contrato foi assinado em 1999, quando ele se tornou lutador da International Wrestling Association (IWA), companhia gerida por Quiñones, em seu país natal, assumindo a identidade de "El Patriota" Ricky Banderas (nome criado da união dos nomes do cantor Ricky Martín, e do ator Antonio Banderas). Seu primeiro título na companhia, o IWA World Tag Team Championship, foi conquistado em maio de 2000, junto a Gran Apolo, na tag team La Nueva Generación. Ele viria a conquistar este cinturão mais duas vezes junto a Apolo, antes de realizar uma heel turn sobre ele.




Após o turn, ele se juntou a outros dois grupos heels: primeiro, Los Intocables, junto a Miguel Peréz e Jesús Castillo, e depois na Starr Corporation, onde sua gimmick sofreu uma mudança, tornando-se mais sombria, e seu nome mudado para "El Mesías" Ricky Banderas. Em fevereiro de 2001, ele conquista seu primeiro título mundial, o IWA World Heavyweight Championship, mantendo-o por 56 dias. Em abril ele reconquistaria o cinturão para um novo reinado de 56 dias, finalizado após derrota para seu antigo companheiro Gran Apolo.

Ainda em 2001, ele competiu em uma try-out para a WWF, durante um evento da Frontier Martial-Arts Wrestling, do Japão. Durante o resto de seu tempo na IWA, ele conseguiria o cinturão de duplas mais 3 vezes, e o título mundial mais duas, além de ter entrado em rivalidades com nomes como Savio Vega, Vampiro, e seu ex-companheiro Apolo. Ele deixou a companhia em 2006, para se juntar a AAA no México, continuando a fazer aparições esporádicas ao longo dos anos.

A estréia de Cosme na AAA deu-se em março de 2006, sendo que o lutador assumiu a máscara de Muerte Cibernética, um aliado do então heel Cibernético para rivalizar com La Parka. Esta feud durou 3 meses, tendo se encerrado na Triplemania XIV, em junho, quando Cosme perdeu uma Mask vs Mask match.




Uma ligeira mudança em sua gimmick seguiu durante os meses seguintes, onde ele (após uma lesão de Cibernético) passou a tentar obter a liderança da Secta Cibernética, stable liderada pelo "Main Man". Após convencer vários membros da stable, a mesma passa a se chamar Secta Diabólica, contando com Banderas como líder. Estes acontecimentos levaram a uma feud entre os dois lutadores, em dezembro, que terminou com uma Casket match vencida por Cibernético, onde o caixão contendo Ricky foi jogado em um "vulcão ativo", matando em storyline o personagem do porto-riquenho. Isso foi feito para explicar a ausência de Cosme, que fez um tour de dois meses na IWA.




Durante o final de 2006, Cosme também participou das gravações da série televisiva Wrestling Society X (WSX) da MTV, com a gimmick de um homem desfigurado e que procurava vingança contra Vampiro. No seu combate de estréia pela promotora, ele conseguiu o WSX Heavyweight Championship, que manteve até o encerramento da WSX em 2007.


Obs: O combate tem início aos 10 minutos do vídeo.




Após sua turnê em Porto Rico, o lutador retorna a AAA em março de 2007, no Rey de Reyes, já sob a sua gimmick mais famosa, El Mesías, que usa até hoje, tendo entrado em uma nova feud de vários meses com Cibernético, que o levou ao status de top heel da companhia. Em setembro, no evento Verano del Escándalo, ele vence o torneio que o coroou como o primeiro AAA Mega Champion da história, vencendo Chessman na final. Este reinado durou até março de 2008, quando Cibernético o derrota no Rey de Reyes.

Ainda em 2007, seguindo a parceria AAA/TNA, Banderas assina contrato com a companhia de Nashville, tornando-se o vampiro Judas Mesias, filho em kayfabe de Father James Mitchell, e irmão de Abyss. Sua primeira aparição na TNA foi no No Surrender, em setembro, após alguns meses da companhia promovendo sua estréia, puxando o "Monster" para baixo do ringue após a luta deste contra Kurt Angle. Sua estréia oficial ocorreu no Impact seguinte, novamente atacando Abyss durante combate contra Angle, porém sua estréia em ringue só ocorreu na semana seguinte, com uma vitória sobre Eric Young.




No dia seguinte a sua estréia, ele precisou se ausentar por algumas semanas, devido a uma tratamento para se recuperar de uma ciatalgia (ciática) que obteve durante o combate pelo título no Verano del Escándalo, ao cair de uma escada num Ladder match. Ele só retornaria em dezembro, reacendendo a feud com Abyss, ao estrangulá-lo com um pedaço de arame farpado e atacá-lo repetidas vezes na cabeça com uma cadeira. Isto levou-os a um combate no Final Resolution, vencido por Mesias, onde o mesmo obteve vitória ao aplicar seu finisher "Straight to Hell" em Abyss sob uma cadeira coberta por arame farpado.

A rivalidade entre eles foi finalizada no Against All Odds, em fevereiro de 2008, no segundo Barbed Wire Massacre match da TNA (combate onde o ringue é cercado por arame farpado), onde Abyss obteve a vitória. Em março, a companhia anuncia a liberação de Mesias, que retornou para a AAA poucos dias depois.




Sua próxima grande conquista ocorreu em outubro, quando Mesías vence a segunda Copa Antonio Peña, no evento Héroes Inmortales II, derrotando Dark Cuervo na final. Em dezembro, no Guerra de Titanes, ele conquista seu segundo AAA Mega Championship, ao derrotar El Zorro, e após o combate, realiza uma face turn, ao pedir perdão aos fãs pela forma que agia na companhia.

Em março de 2009, no Rey de Reyes, após uma defesa bem sucedida de seu título contra Chessman, Dr Wagner Jr aparece e desafia Mesías para um combate pelo Mega Championship. Apesar do desafio ter sido aceito em pouco tempo, o combate entre ambos só ocorreria em junho, na Triplemania XVII, onde Wagner o venceria, encerrando seu reinado. Eles entraram, então, em uma rivalidade que durou vários meses, até que em dezembro, no Guerra de Titanes, Banderas derrota Wagner num Domo de la Muerte match, e conquista o Mega Championship pela terceira vez.




Em janeiro de 2010, ele (através de uma parceria entre as empresas) estréia na World Wrestling Council (WWC) de Porto Rico, como Ricky Banderas, num combate contra Carly Colón (Carlito na WWE), que viria a se tornar uma 3-way match ao incluir Ray González, e que serviria para coroar o vencedor da primeira Wrestler of the Decade Cup. Gonzaléz saiu vencedor desse combate, mas Banderas viria a combatê-lo numa revanche pelo título de vencedor da competição, na semana seguinte, onde obteve a vitória.

Em março, no Rey de Reyes, Mesías coloca seu Mega Championship em jogo contra Eletroshock e Mr Anderson (representando a TNA) numa Triple Threat match, onde seu reinado terminou, após Eletroshock realizar o pin em Anderson e vencer o combate. Após isso, ele entra em feud com os recém chegados Peros del Mal, assumindo uma rivalidade mais específica com Hijo Del Perro Aguayo. Os dois viriam a se enfrentar em agosto, no Verano del Escandalo, numa 6-man tag match, que contou com Damián 666 e L.A. Park no time de Aguayo, e Cibernético e La Parka no time de Mesías (que terminou com vitória dos Perros, após Aguayo acertar Mesías com uma cadeirada na cabeça), e em outubro, no Héroes Inmortales IV, onde Banderas enfim derrotou Hijo del Perro.




Enquanto ainda estava em feud com os Perros, Banderas realizou uma nova aparição na WWC, em julho, num novo combate contra Carly Colón, tendo realizado uma heel turn ao atacar Colón e o comentarista Hugo Savinovich após a luta.

De volta a AAA, em novembro ele se torna o vencedor do torneio Lucha Libre Premier, derrotando El Zorro na final, entrando a partir do mês seguinte em uma feud contra L.A. Park (agora membro da La Sociedad, stable conjunta da AAA e TNA), que dura até junho de 2011, quando Mesías perde uma Mask vs Hair match, na Triplemania XIX. Ele só retornaria a companhia um mês depois, no Verano del Escandalo, salvando Dr Wagner Jr de um ataque da La Sociedad.




Na WWC, no mês de janeiro, ele conquista seu único reinado como WWC Universal Hweavyweight Champion, ao derrotar Carly Colón, com a interferência de Shane Sewell. Ele manteve o cinturão apenas por 42 dias, quando o mesmo lhe foi retirado devido ao retorno de Banderas para a IWA.


                     Pôster promocional do WWC Euphoria 2010, onde Banderas conquistou o WWC Universal Championship


A partir de então ele manteve uma longa rivalidade contra a Sociedad, e um de seus líderes Jeff Jarrett, então AAA Mega Champion. O início dessa feud ocorreu no Héroes Inmortales, em outubro, quando a stable interferiu no combate de Mesías contra Sting (sendo esta a primeira aparição do "Icon" no México) que levou o combate a terminar em no-contest. Em dezembro, no Guerra de Titanes, ele competiu em duas lutas seguidas, primeiro contra AJ Styles e depois contra Rob Terry, saindo vitorioso em ambas e se tornando o number one contender ao título de Jarrett.

Em janeiro de 2012, ele realiza sua última participação na WWC, ao desafiar Carly Colón novamente pelo Universal Championship, em um combate que terminou em empate por limite de tempo, após Savio Vega distrair Colón, fazendo com que o combate fosse interrompido até o fim do tempo pré-estabelecido.

Em março, no Rey de Reyes, ele enfrenta Jeff Jarrett e o vence, se tornando pela quarta vez AAA Mega Champion. Entretanto, logo no mês seguinte, ele se retirou dos ringues por 3 meses devido a uma cirurgia no braço, creditada em storyline a um ataque de Hijo del Perro Aguayo. Isso fez com que a rivalidade entre eles se reacendesse, com Mesías realizando um ataque aos Perros durante seu retorno, em julho. Aguayo e Banderas viriam a combater pelo título na Triplemania, em agosto, tendo Mesías retido o cinturão. Seu reinado terminou em dezembro, no Guerra de Titanes, ao ser derrotado por El Texano Jr (também da Lucha Underground).




Durante o ano de 2013 ele se envolveu em rivalidades contra a La Sociedad e a Secta Bizarra (antiga stable de Cibernético), junto ao próprio Cibernético e um então babyface Hijo del Perro Aguayo. Esta parceria durou até dezembro, quando Aguayo realizou um turn sobre eles se juntando a uma reformulada Sociedad. Em março, ele fez um retorno à TNA para participar de dois pay-per-views One Night Only, tendo sofrido derrotas para James Storm, no TNA World Cup of Wrestling, e para Joseph Park, no Hardcore Justice 2. No HC2, ele teve mais uma vez James Mitchell como seu manager, por uma noite.




Em setembro de 2014, Cosme inicia sua participação nas gravações da Lucha Underground, assumindo a personagem de Pasqual Mendoza, homem cuja família inteira havia morrido em um terremoto na Cidade do México, durante sua infância, e que agora assumia a máscara de Mil Muertes, um lutador sombrio e violento, sendo acompanhado por Catrina (Maxine na WWE) em seus combates. Seu primeiro combate foi ao ar em novembro, sendo este uma vitória sobre a lenda Blue Demon Jr.


                                        Imagem promocional da segunda temporada da LU destacando Mil Muertes


Ele então entra uma larga streak de vitórias, que só é encerrada no primeiro Aztec Warfare (onde seria coroado o primeiro LU Champion da história), quando foi eliminado por Fénix. Isso fez com que os dois luchadores entrassem em uma intensa rivalidade, que culminaria numa incrível Grave Consequences casket match, onde Fenix saiu vitorioso (inclusive tendo Catrina a seu lado, após a mesma se separar do "Man of a Thousand Deaths" devido a maus tratos do mesmo), e Muertes foi dado como "morto".

Entretanto, aquilo tinha sido um plano de Catrina para fortalecer o lutador através de sua morte e posterior ressurreição, e poucos dias depois, Muertes retorna e derrota Fénix em uma Deathmatch, finalizando a feud. Em junho, ele recebe (após uma pequena "insistência " de Catrina) uma number one contender match pelo LU Championship, contra Drago, onde obteve a vitória após interferência de Hernandez. Em agosto, no Última Lucha, ele derrota Prince Puma e se torna o segundo Lucha Underground Champion, título que mantém até agora. Sua primeira defesa foi em janeiro de 2016, vencendo Ivelisse Velez, mas sendo posteriormente atacado por Pentagón Jr, que lhe quebra o braço e o deixa incapacitado de competir desde então.








Após vermos aquilo que Cosme conseguiu conquistar, percebemos que nada disso veio ao acaso. Aliando grande força física a uma presença intimidadora, e boas habilidades técnicas, ele construiu uma carreira vitoriosa no cenário da lucha libre pura, e ainda que em sua primeira passagem pelos EUA eles não tenha obtido grande reconhecimento, agora como Mil Muertes pode-se ver todo o seu talento e capacidade para prover uma grande espetáculo em terras estadunidenses.

Neste momento, Mesias continua lutando tanto na AAA como na LU, então para aqueles que desejam conhecer seu trabalho, sugiro que vejam aquilo que ele pode fazer nas duas empresas, também para compreender e diferenciar o estilo de lucha puro do estilo híbrido utilizado na Lucha Underground. Uma boa leitura a todos, e até a próxima.
Com tecnologia do Blogger.