Ultimas

Trono do Fã - Capitulo VII - Némesis

Ora, estamos a chegar ao final desta semana e com tem sido habito, aqui estou eu novamente para vos trazer um novo capitulo do Trono do Fã! Será que é neste capitulo que falarei finalmente de Kevin Owens?! Talvez, afinal de contas, está aí a chegar o Battleground e com ele  um novo "episódio" da rivalidade Cena vs Owens. Como este Trono do Fã é dedicado a rivalidades, se calhar talvez haja espaço para falar de uma das melhores rivalidades dos anos.

Bem, seja no desporto, nas bandas-desenhadas, no cinema ou no mundo dos animes, há sempre aquelas rivalidades que tornam tudo mais interessante. Por vezes são dois lados oposto da mesma moeda, outras vezes até irmãos, outras vezes alguém com os mesmos ideais mas com maneiras completamente diferentes de atingir os fins, e por vezes até se respeitam mutuamente. O que há em comum em todas estas situações, é que de tempos a tempos o choque é inevitável e claro quando as coisas começam a aquecer a atenção das pessoas é facilmente aprisionada.


Goku e Vegeta, Benfica e Porto, Super-Homem e Lex Luthor, Naruto e Sasuke, Batman e Joker, Homem-Aranha e Duende Verde, Capitão América e Caveira Vermelha, Beatles e Rolling Stones são alguns dos exemplos. Mas estamos aqui para falar de wrestling e também aí há rivalidades históricas, Bret Hart vs Shawn Michaels, Sting vs nWo, Mr. McMahon vs Stone Cold Steve Austin, Flair vs Dusty Rhodes e claro há muitas mais.

Vou agora dedicar o resto do artigo as três principais rivalidades de um senhor, que embora em tempos tenha desprezado e achado que lhe era dado um destaque não merecido,mas que o tempo me fez ver que ele é provavelmente uma das maiores lendas de sempre. Alguém que conseguiu estar tanto tempo no topo, que pode dizer-se que têm três arqui-inimigos e não um só. Sim, esse alguém é John Cena! Vá, e também vou falar da sua feud actual com Kevin Owens.



De todos os seus inimigos e rivais na sua carreira, existem três que merecem ser colocados num pedestal. Edge, Randy Orton e por último CM Punk. Por muito que tenha gostado das batalhas com Brock Lesnar, da sua rivalidade com JBL e da sua feud quer com Shawn Michaels e Triple H, os seus arqui-inimigos são o Ultimate Upportunist, the Vyper e o Best in the World.

Até rivalizar com Cena, Edge era como um ícone do tag team wrestling mas que parecia improvável um dia solidificar-se como um Main Eventer. Foi graças a sua feud recheada de bons combates, bom storytelling e momentos altamente controversos que o Rated R Superstar se tornou um dos melhores Main Eventers da década.
Randy Orton e John Cena são provavelmente os dois maiores nomes da sua respectiva geração, o top babyface e o top heel, e embora tenham sido mantidos afastados durante o inicio da sua carreira no main roster era inevitável este choque. Desde que começaram a batalhar, encontraram-se vezes demais, até que os fãs começaram a ficar um pouco saturados. Ainda assim, é inegável que conseguiram produzir excelentes momentos e bons combates.
O último é CM Punk, sendo que o o Straight Edge Superstar encontrou Cena num altura em que ele era o claro ás da companhia e a WWE colocava todas as suas fichas em John Cena. Como Punk era o rebelde em guerra com a própria companhia ou mais tarde um arrogante heel que exigia respeito, como tal vez todo o sentido confrontar o maior simbolo da companhia de Vince McMahon. Não só foram produzidos excelentes combates, como o lutador de Chicago tornou-se um Main Eventer pois derrotar Cena é algo raro e isso gera bastante impacto. Uma vitória sobre Cena acaba por ter assim uma dimensão semelhante a uma vitória sobre Triple H em 2003-2008



E eis que em 2015 aparece Kevin Owens, alguém novo no main roster, altamente carismático, bastante competente num ringue e com um grande à vontade com um microfone. Logo no seu primeiro confronto no main roster, Owens surpreendentemente derrota o top guy da companhia. Imediatamente após a vitória de Kevin Owens frente a Cena no Elimination Chamber, lembrei-me do primeiro Okada vs Tanahashi, em que o jovem Okada após regressar à NJPW desafia o principal campeão que estava num reinado que parecia interminável e contra todas as expectativas vence Tanahashi.  Desde aí começou uma feud que não só têm elevado Tanahashi e Okada como também a própria companhia. Provavelmente a melhor história sobre o passar da tocha a outra geração e só estará concluída quando Okada for realmente aquilo que Tanahashi ainda é nos dias de hoje: o ás da companhia.

A feud entre Cena e Kevin Owens têm sido das melhores coisas deste ano, excelentes combates, excelentes promos, sendo claramente a melhor coisa de Raw nos últimos tempos. Mas pode ter também um papel semelhante à melhor rivalidade dos últimos anos de puroresu. Não estou com isto a dizer que Owens será a próxima figura central da WWE, até porque embora seja excelente não parece reunir todas as características necessárias para tal. Contudo, é inevitável que Owens seja uma das próximas figuras da WWE. E é importante que este combate e  feud confirme isso. 

Eu sei que existem muitos fãs que dão mais importância aos resultados do que propriamente à história contada no ringue, mas existe algo mais importante que a vitória de Owens neste seu terceiro confronto com John Cena. 



É necessário que os combate tenha a mesma qualidade dos primeiros e que ambos levem o seu oponente ao limite, de modo a que o fã sinta que o fim do combate está iminente e que a vitória possa cair para qualquer lado. Acho que a WWE já percebeu , sendo que não colocou nenhuma estipulação que estabeleça o vencedor como alguém claramente superior.  Não que eu seja adepto de feuds que terminem desse modo, mas acho que este primeiro "encontro" entre Cena e Owens termine assim neste Battleground com a sensação de qualquer um poderia ter saído por cima nesta rivalidade. Depois ambos podem seguir para coisas distintas de modo a "refrescar" as coisas. Não que esteja farto desta feud, contudo seria bom dar um novo caminho para evitar estagnação. Cena pode perfeitamente ser um contender credível ao WWE World Heavyweight Champion e Sami Zayn deverá estar de volta dentro de uns tempos ficou afastado dos ringues faria bastante sentido reatar a sua eterna rivalidade com Kevin Owens já no main roster.



Mas depois da química entre estes dois, da qualidade e da história dos combates seria um desperdício não voltar a colocar estes dois homens juntos. Após o Battlegound ( ou SummerSlam - caso ocorra um Triple Threat com Cesaro à mistura), Cena e Owens devem ser mantidos o mais afastados possíveis, evitando de preferência combates aleatórios em Raws até que Kevin Owens seja um nome maior dentro da industria do wrestling, e aí sim, gostaria de ver um passar de tocha e ver o canadiano como um claro vencedor. Resumidamente, quero que a rivalidade seja só resolvida quando Owens seja um nome familiar para a maior parte dos fãs casuais,em palcos maiores, a encabeçar eventos e quem sabe com coisas maiores em jogo. Para que um dia olhemos para trás e olhemos para Kevin Owens como um dos maiores rivais de Cena, à semelhança de Edge, Orton e Punk.

Não sei qual a vossa opinião em relação a esta terceira batalha entre Cena e Owens, mas gostaria de contar com ela nos comentários ou aqui. E pronto, dou por assim finalizado mais um capitulo do Trono do Fã e fico à espera da vossa companhia no Forum de Pro Wrestling, mas acima de tudo desejo-vos um excelente Battleground!








Com tecnologia do Blogger.